Na verdade, todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:12-17
Nestas recomendações a Timóteo, o apóstolo Paulo mostra a importância da educação, sobretudo a educação na Palavra de Deus. O cristão tem o compromisso de buscar a educação na Palavra de Deus, para estar em condições de agradar ao Senhor em sua vida, depois que foi salvo por Sua infinita graça. Ela é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Não há área da vida que não seja contemplada nas Escrituras. Como somos constantemente assediados por nossa velha natureza para pecar e errar contra Deus, precisamos conhecer cada vez melhor a Bíblia, como forma de sermos conduzidos pelo Espírito à semelhança de Jesus Cristo.
Paulo lembra que todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos, em razão de que pessoas sem Cristo não compreendem o procedimento cristão. Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. (1Co 2:14,15). A falta de conversão e de conhecimento das Escrituras traz um grande prejuízo. Paulo lembra: os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
O conselho do apóstolo é este: Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
A Bíblia nos lembra de buscar o Senhor em todo tempo (Sl 105:4), guardar Sua Palavra no coração (Sl 119:11) e darmos exclusividade ao Dia do Senhor (Dt 5:12), a fim de adorá-lo no Corpo místico de Cristo, que é a Sua Igreja (Cl 3:16).
A melhor educação do mundo não é aquela que adquirimos na escola pública, no autodidatismo, na ciência dos homens. A melhor educação do mundo é aquela que adquirimos do próprio Senhor da nossa vida, utilizando as Escrituras como livro texto e conteúdo programático, bem como convivendo com o povo de Deus, no dia consagrado a Ele para adoração e aprendizado.
Quando se pensa na melhor educação do mundo, não se pode deixar de fora o dom de ensino dado pelo Espírito a determinados irmãos nossos, a Palavra aberta e estudada com responsabilidade e boa teologia, o convívio com outros cristãos na Casa do Senhor inclusive na Escola Bíblica, além dos hábitos cotidianos, pessoais e familiares, de leitura bíblica, oração, meditação e louvor ao grande e poderoso Deus que nos ama e se propõe a nos salvar!
Foto: Freepik
Por: Rev. Wilson do Amaral Filho