A melhor versão dos Dez Mandamentos para o salvo

A Bíblia tem duas versões dos dez mandamentos em Êxodo 20.1-17 e Deuteronômio 5.5b-21. Deus deu a primeira a Moisés no monte Sinai, quando Ele firmou sua aliança com Israel, logo após libertá-lo da escravidão no Egito. Moisés apresentou a segunda às vésperas da entrada de Israel na terra prometida, quase quarenta anos depois. Exceto ele, Josué e Calebe, a primeira geração morrera.

Há pequenas diferenças entre as duas versões, que parecem ser as contribuições de Moisés aplicáveis ao povo que vai ocupar a terra prometida. Utilizando o texto da NAA e juntando as duas versões, você poderá observar estas diferenças. O texto normal é o que há em comum. O texto em itálico mostra as diferenças. Qual delas Deus quer que vivamos? Vejamos, então.

[Então Deus falou todas estas palavras:] E o Senhor disse: “Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” [1] “Não tenha outros deuses diante de mim.” [2] “Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” [3] “Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”

[4] [Lembre-se do] “Guarde o dia de sábado, para o santificar, como o Senhor, seu Deus, lhe ordenou. Seis dias você trabalhará e fará toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus; não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, [nem o seu animal] nem o seu boi, nem o seu jumento ou qualquer outro dos seus animais, nem o estrangeiro das suas portas para dentro, para que o seu servo e a sua serva descansem como você. [Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.] Lembre-se de que você foi escravo na terra do Egito e que o Senhor, seu Deus, o tirou de lá com mão poderosa e braço estendido. Por isso o Senhor, seu Deus, ordenou que você guardasse o dia de sábado.”

[5] “Honre o seu pai e a sua mãe, como o Senhor, seu Deus, lhe ordenou, para que você tenha uma longa vida e para que tudo vá bem com você na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá.” [6] “Não mate.” [7] “Não cometa adultério.”  [8] “Não furte.” [9] “Não dê falso testemunho contra o seu próximo.” [10] [Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo,] “Não cobice a mulher do seu próximo. Não deseje a casa do seu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo.” ([Ex 20] e Dt 5).

Como se observa, Deus reivindica a autoria dos mandamentos como Aquele que libertou Seu povo da escravidão. O descanso requerido no 4º mandamento ganha contornos que envolvem o comprometimento do povo de Deus com a guarda solene (e não apenas a lembrança da prática) do descanso, para o santificar. A legislação do fazer religioso no dia de descanso foi estabelecida no deserto. Apesar do descanso inicialmente ter relação com o descanso de Deus após criar todas as coisas, a segunda versão relembra ao povo sua escravidão ininterrupta, a libertação poderosa do Senhor e o estabelecimento do descanso semanal do trabalho. Porém o Senhor requer a dedicação desse descanso sob a forma de culto ao Seu nome. Isto tem a ver conosco de forma direta. O dia do Senhor é sagrado!

A honra devida aos pais no quinto mandamento, além de ser uma ordem do Senhor – são eles os que nos geraram e nos mantiveram até que pudéssemos sobreviver por nós mesmos – não apenas aponta para uma vida longa (embora haja exceções), mas também para uma vida bem-sucedida. Quem quiser ter vida longa e bem-sucedida precisa estar atento aos pais e aos mais velhos, honrando e cuidando deles em sua velhice especialmente. Isto tem a ver conosco de forma direta. Benditos pais!

Por último, Moisés altera a ordem das coisas do décimo mandamento, pela qual a esposa do próximo passa a ser a primeira instância a se evitar na cobiça, e depois os bens dele. As palavras empregadas dão a entender que a cobiça envolve mais do que o desejo íntimo. Envolve também a ação de tomar o que é do próximo. Estejamos contentes com o que Deus nos dá, com o trabalho das nossas mãos.

Enfim, todos os mandamentos são essenciais para a vida do salvo em qualquer de suas versões.

Foto: Divulgação

Por: Rev. Wilson do Amaral Filho

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