Jesus Cristo, a viva esperança

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês, que são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para ser revelada no último tempo. 1 Pedro 1:3-5

Todos temos esperança e, como parte de nossa constituição humana, esperamos ser e ter o melhor da vida. Nos exercitamos, esperando que a atividade física nos dê mais saúde e assim vivamos por mais tempo, com qualidade de vida. Investimos, esperando que nossas economias aumentem e tenhamos folga para usar o dinheiro como quisermos. E assim caminha a humanidade…

Lamentavelmente, a esperança humana em geral se restringe ao tempo que se vive nesta terra. Não há como avançar para além da morte, a não ser que o objetivo seja o de deixar um legado para as gerações seguintes, todavia sem usufruto próprio. Porém, a Palavra de Deus nos mostra que há esperança para nós mesmos, além da morte, se estivermos em Cristo.

O apóstolo Pedro é um dos escritores bíblicos que dá testemunho disto. Ao iniciar sua primeira carta, o apóstolo bendiz a Deus Pai porque, em sua grande misericórdia para conosco, nos regenerou (gerou novamente, ou fez nascer de novo) e nos guarda por Seu poder mediante a fé, para uma herança a ser revelada no último dia, que Ele mesmo tem preparado para aqueles que confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

A regeneração efetuada por Deus traz, sobretudo, benefícios espirituais. Aquele que tenha alguma deficiência física crônica, poderá conviver com ela até o fim de sua vida terrena, mas, certamente será uma pessoa transformada, empoderada pelo Senhor para lutar contra seus vícios e pecados, que aguarda com paciência e esperança aquela herança de Deus no futuro, que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus.

O que pode dar tal confiança àquele que tem fé em Cristo?

O primeiro fato concreto é a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos pelo poder de Deus, para nunca mais morrer! Cristo venceu a morte e a morte não tem poder sobre Ele. Ele está vivo pelo poder de Deus e no pleno exercício de seu ministério como Filho do Altíssimo! Aleluia!

O segundo fato concreto é a regeneração promovida por Deus na vida daqueles que creem no Senhor Jesus. Em outros lugares da Palavra de Deus encontramos afirmações que nos conduzem ao conceito de salvação eterna, de filiação, da participação na natureza divina, do compartilhamento da herança de Cristo, do corpo ressuscitado semelhante ao dele, e muito mais promessas.

Por que o Senhor derrama tanta graça assim sobre os que hão de ser verdadeiros cristãos? Porque Deus os ama e os quer para Si, a fim de que, perdoados e transformados em Seus filhos, sejam testemunhas de Seu precioso Nome sobre a terra, enquanto viverem, reservando-lhes a vida eterna em Sua presença. E como Deus derrama tanta graça sobre os cristãos? Por meio do sacrifício cruento de Jesus Cristo e por sua bendita ressurreição. Jesus Cristo, é a viva esperança!

Foto: Freepik

Por: Rev. Wilson do Amaral Filho

Últimas postagens